sábado, 25 de dezembro de 2010

Ano Novo, Vida Nova.









Usando-me das palavras de Manuel Bandeira, chegamos, pois, às "cinzas das horas"...

2010 dá sinais de cansaço, agoniza lentamente, mas não com o lamento de quem não quer partir; ao contrário, ele nos olha, no alto dos seus quase 365 dias bem vividos e procura se despedir de cada um de nós com aquele olhar singelo da missão cumprida.

2011 já vem se preparando, fazendo mil e uma promessas, com o ânimo e o entusiasmo típico dos jovens, causando ansiedade e curiosidade em todos.

Eu, particularmente, passei por verdadeiras provas de fogo nesse ano que ora vem se despedindo. Foram problemas que, na verdade, procuro nem pensar a respeito, primeiro, porque foram de ordem estritamente privada e, depois, porque me machucam quando os recordo. Destarte, prefiro que 2010 os leve consigo e os guarde num baú, bem trancado e jogue fora chave.

Ufa! Bem, prefiro pensar no que houve de positivo e, sobretudo, no que há de vir de bom no ano vindouro. Quem me conhece pessoalmente, até estranha, talvez, esse meu modo de proceder. Eu sempre tão nostálgico, preso ao passado e indiferente às transformações do presente e do futuro.

Mas, aprendi muitas lições em 2010. Dentre esses ensinamentos, vem um que diz assim: não há mal, que não traga um bem. De fato, a gente não tem que ficar remoendo o que, de repente, não deu certo. Isso só atrai mais erros. A gente tem que procurar parar, olhar o que aconteceu e procurar tirar alguma lição ou proveito. E partir pra frente. Afinal, a vida é tão curta pra gente ficar se prendendo a problemas, muitos dos quais nem valem tanto, pra gente ficar perdendo tempo.

Outra lição importantíssima, demorou mais acho que aprendi, é que precisamos dar valor às pessoas que verdadeiramente nos amam e se importam conosco. Muitas pessoas passam pela vida da gente, algumas demoram um certo tempo, mas as que realmente permanecem e fazem questão de estar ao seu lado, estas você não deve perder, em hipótese alguma.

Quero levantar as mãos para o alto e dizer a Deus que eu O agradeço por todas as bênçãos que recebi em minhas pouco mais de três décadas de vida, mas, nenhuma delas se compara à de ter uma família como a que tenho. Ressalto aqui a figura de minha mãe, sempre ao meu lado e me dando forças para superar meus problemas e fraquezas. Sempre vi nessa mulher uma guerreira, mas, nunca pensei que ela fosse tão decisiva em minha vida como ela se revelou em 2010.

Conclui que se prender a valores materiais é deixar de aproveitar prazeres muito mais importantes e urgentes, como a amizade, o afeto, o companheirismo, a alegria e o carinho das pessoas queridas, que muitas vezes partem sem ao menos dizer adeus, ficando apenas na memória e no coração. Aqui eu penso, enquanto escrevo, nas pessoas queridas que já cumpriram sua missão na terra e se encontram num plano superior, velando por nós. Registro, sobretudo, aquela que foi, pra mim, todo o meu referencial de virtude, minha avó (mãe), Maria Julieta Feitosa. Tenho certeza de que ela, de onde está, aconselha-me e me ajuda, como sempre fez.

Também aprendi em 2010 que não fui eu que escolhi o magistério. Foi ele quem me escolheu. Os momentos que passei em sala de aula, com meu amigos-alunos, trocando aprendizados, alegrias, lágrimas,..., poxa, revitalizaram-me como eu nunca pensei ao longo da minha carreira de professor.

Em 2010, conheci muitas pessoas maravilhosas, sobretudo parentes, muitos dos quais extremamente amáveis, atenciosos, carinhosos. Conheci-os por conta da pesquisa que estou desenvolvendo na área da genealogia. Para os que não sabem ainda, tenho planos de publicar um trabalho de pesquisa ainda em 2011. É um dos filhos que espero que me acompanhe e venha à luz, trazendo-me as alegrias desse que é pra mim mais do que um trabalho...é um verdadeiro prazer!

Enquanto escrevo esse texto, vem-me à mente a vontade de declinar uma série de nomes que conheci em 2010, mas não sei se devo registrar, pois posso esquecer alguns e seria uma injustiça sem perdão. Mas todos eles sabem que os trago na memória do coração.

Bem, vou encerrando aqui, nessa noite de Natal, em casa, pedindo a Deus por todos de bom coração! Que o verdadeiro espírito natalino preencha os lares e as vidas de todos, trazendo paz, compreensão, partilhar, tolerância e muito amor! Peço muito ao mesmo e bondoso Deus, que o mundo, em 2011, não seja tão violento, tão injusto, tão materialista e, da mesma forma, possa abrir-se à comunhão, ao diálogo, à fé!
Espero que todos recebam 2011 com o mesmo entusiasmo e alegria que, nesse momento, meu espírito se prepara para acolhe-lo! Que 2011 sinalize para todos um caminho de muitas alegrias, muita paz e muito amor! A todos, um feliz Ano Novo!!!

4 comentários:

  1. Sergio, sem ou com sua autorização,gostaria de me incluir nesse rol de pessoas que muito aprendem com o seu convívio. Apesar do corre corre que nossa vida nos impõe, graças a Deus, temos nos raros, porém intensos momentos de intervalo entre aulas, oportunidades de crescimento! Que venha 2011, e que 2010 que nos perdoe, mas as coisas ruins lá ficarão! Abraço meu amigo!

    ResponderExcluir
  2. Nesta que é a mais bela época do nosso calendário, saborear palavras dessa natureza, é mais que um alento : é PRAZER e ESPERANÇA no FUTURO!Na primeira parte, quando Sérgio fala de nostalgia, viver muito do passado, identifico-me com êle. Como Sérgio, sou educadora e também "curto" Genealogia.
    Felizes aqueles que têem esse MESTRE, como MESTRE. Exemplo de ética, honradez e intenso amor, melhor não há.....nesses LOUCOS TEMPOS!
    A ESPERANÇA,aí está !!!'

    Lúcia Bezerra de Paiva

    ResponderExcluir
  3. Professor SÉRGIO FEITOZA, por isso que eu tenho orgulho de dizer em todos os cantos, não só o grande professor que foi, mais sim um grande educador.Tenho no senhor um referencial pois eu fiz história na UECE, e fiquei nos classificaveis, e só não entrei no curso por negligencia minha, pois houve algumas desistências e eu teria entrando se eu tivesse acompanhado de perto as inscrições, e isso ninguém sabia e resolvi falar para o senhor primeiro, para saber o quanto o senhor foi importante para o meu caminhar,e ai depois ocorreu as naturalidades da vida, o casamento logo depois duas filhas lindas, trabalho, e etc..., e me tornei um educador de cara, pois sou chefe de família, e quero ainda muito ouvir falar do senhor, tenho orgulho de um dia ter sido o seu aluno, e agradeço a DEUS por sua vida e a também pela vida do SR.: VALCI, que foi quem proporcionou não só para mim, mais para todos os alunos do LIMA SILVA a honra de termos sido alunos de um grande homem !!!

    ResponderExcluir